A Páscoa do Senhor


Aconteceu no Egito, dia 14 de abibe do ano em que os filhos de Israel foram livres da escravidão. Esse seria um dia decisivo. Dia de regozijo para alguns e desespero para outros. Naquela noite, o anjo da morte visitaria o Egito e mataria a todos os primogênitos, desde os animais ate o filho de Faraó.

Como fariam os israelitas para escapar dessa destruição? Não lhes bastaria serem filhos de Abraão. Sua linhagem não os salvaria, independente de quem fossem filhos. Não seria suficiente serem pessoas boas e religiosas, que observassem os ensinamentos antigos e as tradições. O livramento se daria mediante a obediência ao que Deus falara a Moisés. Naquela tarde, as famílias dos israelitas deveriam se reunir, cada uma deveria matar para si um cordeiro e seu sangue deveria ser passado nos portais das casas. Dentro delas, as famílias comeriam a carne do animal juntamente com ervas amargas.

A terrível noite chegou e, com ela, o anjo destruidor. Por onde ele passava, deixava as famílias em agonia pela perda de seus filhos. Só escaparam da tragédia aquelas casas em cujas portas havia o sangue protetor. Essa foi primeira páscoa. Páscoa significa "passar por cima", ou seja, o anjo passava por aqueles que estavam protegidos pelo sangue e não os destruía. (Ex 12).

Naquela mesma noite, os israelitas saíram do Egito. A partir desse dia, em todos os anos, na mesma data, os israelitas comemoram a páscoa, matando um cordeiro e comendo a sua carne. Essas comemorações eram apenas símbolo da páscoa comemorada por Jesus com seus discípulos, momentos antes da sua morte. Todos os cordeiros mortos representavam o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (João 1.29) e que seria morto em uma páscoa. Paulo escreveu aos Coríntios: "Cristo é a nossa páscoa" (1Co 5.7). Sua morte significou o nosso livramento, a nossa salvação. Ninguém poderá se salvar baseado em sua própria justiça ou bondade, ostentando sua religiosidade ou invocando sua linhagem ou seu pedigree, mas é o sangue de Jesus, o cordeiro de Deus, que nos salva. Ele morreu para que nao morramos espiritualmente, mas tenhamos a vida eterna.

Como vimos, Deus ordenou que os filhos de Israel, os judeus, comemorassem a páscoa todos os anos no mês de abibe, que começa em meados de março e termina em abril. Nós, porém, não somos israelitas e não temos o dever de comemorar anualmente a páscoa. Não, ao menos, da maneira como eles o faziam.

Nem mesmo os judeus tem esse dever na atualidade, pois, após a morte de Jesus, todos os sacrifícios de animais deveriam ser abolidos. "Cristo, que é a nossa páscoa, já foi sacrificado por nós." (1Co 5.7).

Atualmente, muitas pessoas pelo mundo afora comemoram a páscoa. Essa comemoração esta repleta de alterações em relação ao sentido original. Em lugar do cordeiro, fazem menção aos coelhos. Em lugar das ervas amargas, as pessoas comem chocolate. CHOCOLATE!!! Conosco, é assim: procuramos algo mais fácil e mais agradável.

Não estamos proibidos de comer chocolate (ufa!), mas não devemos ignorar o verdadeiro sentido da páscoa. Temos, sim, uma comemoração relacionada a essa festa: a ceia do Senhor. Esta é a nossa páscoa. Não realizada apenas uma vez por ano, mas todas as vezes que comemos o pão e bebemos o vinho em memória da morte do Senhor Jesus.

Estes somos nós, a família do Senhor, comendo a carne do cordeiro e bebendo o seu sangue. Nesse momento, nos recordamos que éramos escravos no Egito, o nosso egoísmo, e que Faraó, Satanás, nos mantinha sob o seu domínio. Mas, naquela tarde de páscoa, o Cordeiro de Deus, o primogênito de Deus, morreu em nosso lugar. Regozijemo-nos e alegremo-nos. O anjo da morte não nos alcançará, pois "nenhuma condenação ha para os que estão em Cristo Jesus".

Feliz Páscoa!!!

Em testemunho
--Danilo.

2 comentários:

Unknown disse...

Amorsh... Como o significado da Páscoa é importante!!! Quantas pessoas se perdem neste siginificado e o resumem em ovo de chocolate e coelhinho!!! Precisamos anunciar que Jesus vive e que Ele perdoa nossos pecados... que o sacrifício já foi feito!!! Amorsh, é incrível mas muitas muitas não sabem disso e estão carentes do amor do Pai!!! É nosso dever anunciar a TODOS!!! Amuuu e vc é minha benção!

Thaís disse...

Oi Danilo, adorei o texto, tanto que tomei a liberdade de postar no meu blog. Beijão.

Postar um comentário