A Medida do Homem Perfeito


Em um dos tantos momentos em que o apóstolo Paulo esteve diante daqueles que ele amava, ele escreve uma recomendação que abrange, uma vez mais, elementos fundamentais no desenvolvimento e na ocnsolidação de uma vida cristã bem sucedida. Na sua primeira carta ais coríntios, capítulo 16, versos 13 e 14, em um contexto semelhante ao que vivemos nestes dias, Paulo expressa o desejo de seu coração aos irmãos. O que ele diz ali traduz muito bem o que também está no nosso coração: ”estejam vigilantes, mantenham-se firmes da fé, sejam corajosos, sejam fortes e façam tudo com amor.”

Sem dúvida, por uma revelação poderosa do Espírito Santo, o apóstolo consegue reunir características que nos dão a condição da perseverança e do êxito. É aquilo que cabe a nós como despenseiros dos mistérios de Deus revelados em Cristo. Essas foram, sem dúvida, as características marcantes e incontestáveis do nosso Senhor e Mestre. Portanto, cabe a cada um de nós, o privilégio e o desafio de nos encorajarmos mutuamente a sermos:

- vigilantes: sempre atentos à originalidade do nosso chamado. O cuidado de nos mantermos focados naquilo que é, de fato, o alvo estabelecido por Deus para nós é o fruto da virtude da diligência, da integridade. Não nos distrairmos com o que não é relevante, e não nos desviarmos daquilo que é a essência da nossa identidade e vocação, como sal desta terra. Fomos chamados para preservar o que é genuíno e autêntico, esforçando-nos na conservação do sabor e das características originais, e não das formas ou métodos.

-firmes na fé: colocando toda a nossa esperança e confiança no Único que pode levar a cabo todas as coisas. Nossa certeza inabalável é que nELE estão tanto o querer como o realizar. o impulso pelas coisas boas e dignas não vem de nós, somos apenas vasos de barro que transportam a Glória de Deus. Por isso, não há porque nos envergonharmos de nossas fraquezas e limitações, uma vez que quanto mais elas se tornam evidentes, mais as pessoas vão sabendo que toda a virtude vem de Deus. Dele é toda a Glória e todo o poder. Nunca nos cansaremos de fazer o bem, ou recuaremos em nossos desafios, se confiarmos apenas no Senhor  se vivermos de certeza de que aquilo que se vê é gerado a partir daquilo que não se vê.

- corajosos: para enfrentar as mudanças que são necessárias , para fazer as correções que sejam relevantes, para correr riscos que são inevitáveis, para assumir todos os compromissos que são fundamentais, para enfrentar as transições que produzem edificação, para ofertar aquilo que é devido e só receber o que for digno e legítimo… ser intrépidos porque agimos por revelação e não por intuição. Ousados, porque não há do que ter medo, e não tímidos, porque esses são orgulhosos disfarçados.

- fortes no sofrer: pois não há geração sem lágrimas, não há restauração sem choro e não há remissão sem sangue. Forte para saber sofrer as facilidades de quando temos e as dificuldades de quando não temos. Firmes, para que não sejamos iludidos na abundância e não sejamos confundidos na carência. Sempre prontos à acrescentar a nossa fé a virtude da perseverança. Pois Jesus mesmo sendo Filho, aprendeu as virtudes da obediência, na medida em que sofreu os seus processos com fidelidade e resignação.

- fazendo tudo com amor: pois no amor não há dúvida. Quando somos firmados e edificados em amor, quando tudo o que fazemos é movido pelo amor a Deus e aos outros, podemos até não entender tudo o que se passa, mas, com certeza, não duvidamos de nada. É o amor que nos torna sensíveis à vontade de Deus de modo que nossa vigilância é sem ansiedade, É o amor que firma e consolida a nossa fé, pois conhecemos a Deus e por isso confiamos nEle. É o amor que dá sentido as nossas lágrimas, de moda que elas sejam de esperança e não de desapontamento.

Estejamos sempre certos de que a unção que está sobre nós não se aparta de nós, e é suficiente para nos ensinar a respeito de todas as coisas. Que o Espirito Santo, que habita em nós, nos faça lembrar de tudo o que Jesus nos ensinou, para que, deixando de ser meninos inconstantes, todos cheguemos à sua estatura plena, à medida de homem perfeito.

Paulo Júnior

0 comentários:

Postar um comentário