Pescadores de Homens

Certa vez, quando a multidão apertava Jesus para ouvir a palavra de Deus, ele estava junto ao lago de Genezaré; e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores haviam descido deles, e estavam lavando as redes. Entrando ele num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, sentando-se, ensinava do barco as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo e lançai as vossas redes para a pesca. Ao que disse Simão: Mestre, trabalhamos a noite toda, e nada apanhamos; mas, sobre tua palavra, lançarei as redes. Feito isto, apanharam uma grande quantidade de peixes, de modo que as redes se rompiam. Acenaram então aos companheiros que estavam no outro barco, para virem ajudá-los. Eles, pois, vieram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique. Vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador. Pois, à vista da pesca que haviam feito, o espanto se apoderara dele e de todos os que com ele estavam, bem como de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão. Disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens. E, levando eles os barcos para a terra, deixaram tudo e o seguiram. (Lucas 5:1-11)


Esse texto impressiona pela intensidade da experiência vivida por Simão Pedro, Tiago e João em um período de tempo tão curto. Em um único dia, aqueles homens viveram uma medida de amadurecimento que a maioria de nós levaria toda uma vida para conhecer.

Mas, apesar da celeridade dos acontecimentos, nenhum daqueles homens discordaria da afirmação de que aquela foi a experiência mais importante de suas vidas. Foi o ponto em que suas vidam mudaram radicalmente. Seus ideais, suas ambições e até mesmo suas rotinas de vida foram totalmente transformadas.

Sabe, amados, é fato conhecido que Deus age através de processos. Mas precisamos entender que os processos de Deus não precisam durar uma vida toda. É perfeitamente possível experimentar de maneira intensa, profunda e sem igual todas as etapas dos processos de Deus em um período de tempo extremamente curto (até mesmo porque Deus não contabiliza o "tempo" da mesma forma que nós). Tudo depende apenas e tão somente de alinharmos nosso coração com o que Deus tem para fazer em nós e através de nós (e para isso só é necessário um coração disposto. Como dizia Jesus, "quem tiver ouvidos..."). Como testemunho, posso dizer seguramente que nos últimos três meses experimentei muito mais transformações (leia-se: crescimento; amadurecimento) do que nos últimos três anos. É impressionante, mas em muitos casos pude ver Deus iniciar processos, desenvolver discernimentos, orientar aplicações e produzir resultados, de um dia para o outro. E sei que muitos de vocês podem dizer o mesmo...

E foi exatamente isso que Pedro, Tiago e João viveram. Aqueles homens possuíam uma empresa, e é dessa empresa que o texto fala. Tratava-se de uma empresa de pesca, e o versículo 10 diz que Tiago e João eram sócios daquela empresa, juntamente com Simão Pedro.

Mas os negócios não iam nada bem. Segundo o versículo 5, havia desânimo no ambiente societário porque nem mesmo os melhores esforços dos sócios - como trabalhar a noite toda - faziam com que a empresa gerasse resultados. Não havia peixes.

Fico pensando o clima entre eles enquanto "lavavam as redes" (verso 2). Nada mais angustiante do que fazer a manutenção da estrutura de um empreendimento que não está dando certo. Na certa, discutiam - desanimados - sobre a viabilidade daquele projeto; se valia a pena continuar com aquilo ou se não seria tempo de fechar a empresa e mudar de ramo. Partir para a construção civil, talvez? Dizem que as obras de reconstrução da grande cidade de Séforis - que era ali perto - oferecia uma excelente oportunidade de emprego para a população da Galiléia...

Mas eis que chega Jesus.

Ao contrário do que exige nosso coração ansioso, Jesus não ofereceu soluções ou saídas aos problemas daquela empresa. Ao revés, tudo o que Jesus traz é mais demanda. Disse Jesus: "interrompam o que vocês estão fazendo e coloquem os recursos da sua empresa à minha disposição". "Me empreste seu barco e me leve até ali adiante".

Veja, Jesus não mudou o negócio daqueles homens; Jesus mudou aqueles "Homens de Negócio". Ao disponibilizar seus recursos a Jesus, eles demonstraram que - ao menos por um instante - não mais se ocupariam de si mesmos. Sim, porque eles poderiam perfeitamente dizer: "Olha, moço, nós trabalhamos a noite toda, estamos cansados e estressados. Só queremos terminar de limpar isso aqui e dormir um pouco. Não nos leve a mal, mas vá procurar ajuda de quem tem tempo!" Mas, graças à disposição dos seus corações, Jesus pode mudar o foco da atenção deles. Eles passaram a ocupar-se do Reino.

A Bíblia não nos diz, mas fico imaginando quais seriam os ensinamentos de Jesus naquele dia. Cristo conhecia a situação e os corações daqueles homens, e creio que as Boas Novas da sua palavra trouxeram uma renovação de fé e de entendimento para Pedro, Tiago e João. Com certeza, eles aprenderam muito naquela manhã...

É preciso colocar-nos à disposição da mudança que Cristo quer fazer no foco da nossa atenção se quisermos aprender as "Boas Novas" que Jesus tem para nos anunciar. Muitas vezes, queremos Boas Novas que se encaixe em perspectivas velhas; em pontos de vidas obsoletos. Boas Novas que ratifiquem velhas ambições. Mas as Boas Novas de Cristo importam em uma consciência nova - renovada em seu entendimento. Até mesmo porque não se coloca vinho novo em odres velhos...

O que quer que seja que Jesus tenha ministrado naquela manhã trouxe um renovo tão grande para a fé e para a esperança daqueles homens que, quando Jesus finalmente trouxe uma orientação para aquela empresa, Simão respondeu (verso 5): "Senhor, já tentamos de tudo. Mas faremos isso só porque você está mandando."

Tendo disposto seus recursos a servir a Jesus, mudando suas perspectivas, e tendo aprendido aquilo que Cristo tinha a ensinar, aqueles homens agora estavam prontos para receber a orientação de Jesus com relação a seus negócios. E a orientação de Jesus trouxe prosperidade (verso 6) - como não poderia deixar de ser.

Há um ponto interessante aqui. Junto com a prosperidade daquela empresa, surgiu a necessidade de compartilhar os frutos. Aqueles homens "acenaram para seus companheiros", a fim de que repartissem a pescada. Da mesma forma, precisamos entender que a abundância que desfrutamos não é exclusivamente nossa simplesmente por estar em nossas mãos ou por ter sido confiada a nós. Precisamos repartir.

Faltando pouco para meu casamento, uma irmã compartilhou comigo uma necessidade: tinha que levantar uma soma considerável de dinheiro no prazo de três dias. Naquele mesmo dia, à tarde, recebi enfim um valor a título de honorários (há muito esperados) que seriam destinados à minha lua-de-mel, mas entendi que aquele dinheiro não era meu só porque veio a mim. Pensei: "no dia em que minha irmã teve necessidade, o recurso veio para minhas mãos e isso não é coincidência (nada que diz respeito ao Espírito fica escravizado ao acaso)". Conversei com a Amanda e tivemos o privilégio de repartir...

Precisamos entender que um grande recurso não compartilhado pode nos afundar. Nos levar "a pique" (verso 7). Primeiramente, um naufrágio da espiritualidade, pois esta fica obscurecida pelo brilho do atraente fruto da ganância; e, como conseqüência, vem o inevitável colapso familiar, emocional e profissional (não necessariamente nessa mesma ordem).

Não foi isso que Pedro, Tiago e João experimentaram. O recurso foi compartilhado e os corações daqueles homens se quebrantaram, não se ensoberbecendo em vaidade. "Senhor, sou pecador! Não mereço nem a sua companhia!", disse Simão Pedro (verso 8). Eis um homem que estava, enfim, pronto para ser próspero. Essa postura é fruto de um coração transformado, de um entendimento renovado. É fruto de um coração alinhado com a verdadeira consciência cristã.

Mas as coisas não param por aí. A história não termina com o sucesso e a prosperidade da "Pedro, Tiago e João Ltda." Quando os negócios prosperaram, vem Jesus e diz: "Agora, daqui pra frente, vocês trabalharão por pessoas". É esse o clímax da história, onde a verdadeira transformação se revela. Nesse ponto, fica claro que todas as transformações anteriores eram apenas um prelúdio para esse último e tão esperado momento: a revelação da verdadeira vocação daqueles homens.

Tomar a decisão do versículo 11, de "deixar tudo e seguir Jesus" é algo difícil e não é para todos. Abandonar literalmente todos os nossos empreendimentos pessoais no momento em que eles apontam para sua melhor fase e passar a empreender para o Reino é um desafio imenso. Mas entender esse chamado como um apelo por uma mudança apenas de foco, de entendimento e de mentalidade não é um desafio menor. Fato é que, de uma forma ou de outra, todos somos chamados a abandonar as velhas ambições e a começar a sonhar sonhos diferentes. Sonhos que revelem uma natureza diferente.

Sei que você identificou a fase que você vive hoje em alguma(s) parte(s) dessa reflexão, pois cada um de nós pode se localizar em um momento diferente nesse grande processo. E cada fase possui ainda seus próprios processos internos. Mas o testemunho da Palavra de Deus nos fornece um roteiro daquilo que Deus pode estar fazendo conosco e em nós. Busque no Pai a sabedoria (peça a Ele) e o discernimento daquilo que você está vivendo, e viva isso intensamente. Ore. Busque. Medite. Obedeça. Receba. E siga-o. Seja um pescador de homens.

Em testemunho da Verdade

--Danilo.

0 comentários:

Postar um comentário