A Essência da Caridade

Estou compartilhando com vocês um texto do Pr. Paulo Jr. Tremeeendo...

Creio que uma reflexão sobre caridade é extremamente relevante e oportuna. Afinal, Jesus afirma no Evangelho de Mateus capítulo 24 versículo 12 que nesses últimos dias o Amor se esfriaria de quase todos os corações. Com toda certeza, não há como viver o Amor na sua essência e plenitude sem o entendimento do que significa a verdadeira Caridade. Portanto, nada estará mais comprometido no pensamento humano na atualidade do que a compreensão e prática do Amor.

Devo confessar que no início da minha vida cristã, talvez por influência da cultura evangélica religiosa dominante à época, eu mantive por um bom tempo certo preconceito em aplicar a palavra caridade em qualquer área da vida e fé cristã. Para muitos da minha geração caridade era uma palavra quase que apócrifa, herética, destituída de revelação, menor, ou até mesmo contrária ao verdadeiro evangelho. A sensação é de que se tratava de algo relacionado às seitas ou clube de serviços. Era como se ao usar “caridade” como tradução de amor nós estivéssemos em um nível inferior de compreensão ou revelação. O preconceito chegava a tal ponto que eu evitava as traduções bíblicas que usavam caridade em lugar de amor nos seus textos. Ao comprar uma bíblia nova, a primeira coisa que eu fazia era abrir primeiro em I Coríntios 13 e conferir qual era a tradução usada naquela versão. Se, fosse caridade então aquela bíblia não servia.

Com o tempo, na medida em que Amor deixou de ser apenas uma perspectiva desejável e passou a ser uma perspectiva tangível, a caridade foi se tornando a sua melhor e mais fiel tradução na minha vida. Quanto mais caminhamos com o Senhor mais compreendemos que Amor é o compromisso e a disposição de entregar ao outro o que o ente amado não poderia compensar ou adquirir por capacidade ou mérito próprio. A única recompensa para a oferta do Amor é que ele se torne conhecido e partilhável. O propósito do Amor, portanto, não é sua própria remuneração ou recompensa, mas transformar o coração e o entendimento daqueles que são afetados por ele, para que se tornem também instrumentos de revelação desse Amor.

Hoje estou certo de que essa parede do preconceito religioso espiritualista que foi erguida no coração de muitos homens, como estava sendo no meu, é o resultado de uma ação planejada e aplicada pelo adversário das nossas almas, para que não compreendamos e vivamos o verdadeiro Amor. Como resultado desse preconceito aqueles que apelam para a caridade como meio de salvação acabam pecando contra a sua essência, transformando-a em meio de obtenção das bênçãos de Deus. Pois a essência da caridade é que ela não procura o seu próprio interesse ou benefício. Por outro lado, os que falam de amor como algo distinto da caridade, também pecam porque negam a sua eficácia. Como se o amor pudesse se restringir a conceitos desprovidos de iniciativas práticas.

Aqueles que falam de caridade sem o conhecimento do verdadeiro Amor estão enganados, e aqueles que falam de amor sem a prática da caridade enganam. A caridade sem a consciência do Amor é uma heresia e o amor sem o testemunho da caridade é uma fraude.

O Amor é a essência da Caridade e a Caridade a eficácia do Amor.

Hoje, a minha mais absoluta convicção é que a caridade é forma prática do amor, e que ela se aplica a todos os níveis das relações humanas. De marido e mulher, de pais e filhos, de amigos e irmãos, de companheiros de trabalho e vocação. Pois, essa caridade tem, antes de tudo, a forma da Graça, da misericórdia, da paciência, da compaixão, da esperança, do cuidado, da ajuda, do carinho, da longanimidade, da temperança, da exortação, do ensino, do favor e do perdão.

Se, você por um momento sentiu que associar a caridade à relação de um esposo com a sua esposa, soa estranho. Ou, pior, que isso diminuía a chama e o ardor da sua relação, como se a caridade comprometesse o romantismo e a paixão. É porque, talvez, você já esteja também contaminado pelo vírus do preconceito. Pois, a única coisa que a caridade inibe é que as relações sejam baseadas em expectativas e, por isso mesmo, sejam tão propensas às frustrações, às mágoas e aos ressentimentos. A caridade tem como recompensa a certeza de que o bem foi feito e que a virtude foi finalmente compartilhada. Está sempre pronta a oferecer tudo quando não se pode esperar nada em troca. É a entrega na sua forma mais despojada e livre. É ficar nu e não ter do que se envergonhar ou o que esconder. É não fazer da oferta o direito de receber a justa remuneração. Mas, podendo perdoar, perdoar; podendo sofrer junto, sofrer, podendo sorrir junto, sorrir.

Nas palavras do apóstolo João na sua primeira carta, capítulo 3: “Aquele que tem alguma coisa nessa vida, e vê o seu irmão passando necessidade, e se recusa a repartir, fechando as trancas do seu coração, como pode estar nele o Amor de Deus. Então filhinhos, não amemos apenas de palavras, mas em ação e verdade”.

Caridade é não suportar ser feliz sozinho.

Pr. Paulo Borges Júnior.

0 comentários:

Postar um comentário